sábado, 15 de setembro de 2012

Sicietas Rosicruciana in Brasilia


Sicietas Rosicruciana in Brasilia
Jurisdicionada a
Masonic Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (Estados Unidos)
____________________________________________________________________________________

Prezados Companheiros Maçons do Real Arco,
É com grande satisfação que, em nome do Adepto Chefe do Collegium Arcanum Arcanorum, Digníssimo Frater João Guilherme IXº, divulgamos a realização do ritual de iniciação à nossa Sociedade em 29 de setembro de 2012, em São Paulo / SP.

Estamos viajando por vários estados com o objetivo de iniciar os vários Companheiros que demonstraram interesse em fazer parte da Societas Rosicruciana e não puderam estar conosco nas últimas iniciações, para que estejam aptos a receber o segundo grau na Trienal de Porto Alegre, em novembro de 2012. 

Societas Rosicruciana (SocRos) é uma Ordem Rosicruciana Maçônica fundada na Inglaterra em meados do século XIX, derivada de uma ordem mais antiga na Escócia, e que depois passou a existir na França, Canadá, Portugal e Estados Unidos.

É a organização rosicruciana mais antiga em atividade nos dias de hoje que se tem notícia e baseia seus ensinamentos naqueles contidos nos documentos Rosicrucianos, publicados no século XVII na Alemanha, dos quais se destacam o Fama e o Confessio Fraternitatis.

A Fraternidade possui 9 graus divididos em 3 segmentos, chamadas Ordens. Na Primeira Ordem os membros, chamados ?Fratres? (irmãos), se reúnem em Colégios e trabalham os 4 primeiros graus da Ordem: I - Zelator, II - Theoricus, III - Practicus e IV - Philosophus. Na Segunda Ordem, os Fratres se reúnem num Colégio dos Adeptos e recebem os graus V - Adeptus Minor, VI - Adeptus Major e VII - Adeptus Exemptus. E a Terceira Ordem possui os graus de Magister e Magus.

Assim, a SocRos não é um grau a ser atingido no progresso maçônico como o Rito Escocês Antigo e Aceito. É uma ordem completa, cujo principal objetivo é ?prover auxílio mútuo e encorajamento em trabalhar-se os grandes problemas da Vida?, incentivando seus membros na pesquisa e no estudo teórico dos assuntos de nossa tradição rosicruniana. São eles: Filosofia, Cabala, Hermetismo, Religião, História, Simbolismo, Alquimia, Ciência, entre outros.
Para fazer parte da Societas Rosicruciana, é necessário ser Maçom do Real Arco regular, ser Cristão e não pertencer a nenhuma outra organização ?Rosa-Cruz?.

Hoje existem dois Colégios em funcionamento no Brasil subordinados a Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis (Estados Unidos) e ainda este ano receberemos autorização para a criação de mais Colégios a serem localizados nos estados.

A iniciação, no grau Iº - Zelator, será realizada no dia 29 de setembro/2012, às 09:00h no GOP - Grande Oriente do Paulista, situado à rua Barão de Tatuí, 94 - Santa Cecília - São Paulo.

Na Trienal do Real Arco em Porto Alegre, em novembro/2012 será realizada a iniciação ao grau IIº - Theoricus apenas àqueles que já possuam o grau de Zelator. Fratres já iniciados anteriormente estão convocados a se unirem a nós no C:. M:. e a ajudarem na iniciação dos novos recipiendários chegando ao local às 09:00h, usando traje maçônico e portando a jóia da Sociedade.
Os companheiros que desejarem ser iniciados na SocRos devem:
   - Ser Maçons do Real Arco;
   - Ser cristãos;
   - Não pertencer a nenhuma organização que se diga ?rosa-cruz?;
  - Usar traje maçônico: terno, calças, meias e sapatos pretos, blusa branca e gravata preta ou vermelha (lisa e sem bordados ou adornos ou a do Real Arco).
   - Aventais não serão usados.
   - Escolher um mote em latim, que será o seu nomem mysticum dentro da sociedade;
  - Ter realizado o pagamento junto à secretaria do Supremo Grande Conselho de Maçons do Real Arco do Brasil;
   - Estar no local às 09:30h para se prepararem para a iniciação que se iniciará às 10:00h, pontualmente.
  - Enviar suas inscrições para o Supremo Grande Capítulo de Maçons do Real Arco do Brasil, no endereço: Rua São Vicente, 127 - Tijuca - Rio de Janeiro / RJ - CEP: 20.260-140, com as seguintes informações: Nome do Companheiro, Nº do Cadastro do Real Arco, Capítulo do Real Arco a que está afiliado e cópia do depósito de R$150,00 no banco Bradesco, agência 0827, conta corrente: 7168-4 (CNPJ: 04.714.817/0001-82).
Que a paz esteja com todos!
Fiel e sinceramente,Paulo Cesar Barreto, VII° SRICFCelebrante do Collegium Arcanum Arcanorum, N° 1Subordinado à Societas Rosicruciana in Civitatibus Foederatis e primaz no Brasil.

Nenhum comentário: